Conectados e IPF

Publicado: 11/09/2009 por Newbie em Textos Conectados

No último domingo, houve uma coisa chamada “feira dos ministérios”, algo que pretendia mostrar todos os ministérios da igreja. Confesso que senti que o Conectados, apesar de estar na IPF, não é da IPF. Pude perceber que, de alguma forma, os ministérios da igreja eram dependentes da liderança da igreja, enquanto o Conectados é algo independente. Enquanto os outros ministérios da igreja contam com o apoio de muitas pessoas acima de 35 anos, é raro encontrar alguém assim no Conectados.

Mas, apesar disso, o Conectados é um dos melhores ministérios de adolescentes de Fortaleza (Eu iria dizer “um dos dez melhores”, mas não estou certo que existam 10 ministérios de adolescentes estruturados em Fortaleza)  Deixe-me tentar explicar o que acontece.

  • Normalmente, as igreja adotam a seguinte postura: Adolescentes = Jovens. Então eles fazem: Jovens + Adolescentes.

[Mas, enquanto jovens falam sobre casamento, adolescentes falam sobre iniciar um namoro. Enquanto jovens são, em grande maioria, independentes de seus pais, os adolescentes dependem dos pais pra quase tudo. Enquanto os jovens estão falando sobre mercado de trabalho, os adolescentes estão na seguinte dúvida: O que fazer no vestibular?]

Com esse pensamento, as igrejas às vezes apoiam os jovens e sempre têm um ministério infantil. Ou seja, ou você é criança ou você é jovem!

  • No fim das contas, é na adolescência que descobrimos as drogas, o sexo e começamos a ter consciência do que fazemos.  As drogas e o sexo são mostrados por outras pessoas, ou seja, não descobrimos nada sozinhos. Então, como fazer o adolescente descobrir Jesus sem que ninguém conte o que sabe?

Como o pastor Marcos falou no último domingo, é importante que nos aconselhemos com pessoas mais velhas, que já passaram pelo que estamos passando. Então, é uma pena que o Conectados seja independente. Mas ainda temos a bíblia, onde pessoas mais velhas mostram o caminhos para pessoas mais novas.

Tamo junto,

Israel.

comentários
  1. Thiago disse:

    Gostaria de responder baseado na minha época de adolescente e comparado com hoje o que eu acredito de tudo isso.

    Ponto 1. Eu sou jovem, tenho 28 anos (corpinho de 19), mas sou jovem e não participo de absolutamente NADA dos jovens e nem me sinto motivado a participar.

    Ponto 2. Eu quando entrei na lei dos crentes nem sabia o que era “ministério” achava o nome bonito, mas essa ideia de MINISTÉRIO ORGANIZADO eu nunca vivenciei quando adolescente e pode ter certeza que isso não é o que faz diferença ser “organizado” ou “desorganizado”

    Ponto 3. Venho de uma tradição pentecostal que por uma questão ética não vou dizer que era na Igreja Betesda porque também estudei teologia lá e pode pegar mau falar na internet(já pensou o diretor do meu seminário lê isso .. rsrsrsrs) onde a igreja tinha um culto infantil (nome bonito pras crianças ficaram numa sala pequena, quente sem fazer barulho e não atrapalhar o andamento dos “trabalhos”).

    Ponto 4. Jovens? Afinal , qual a finalidade do culto jovem?Culto de domingo que um jovem prega?Será? Nesse mesmo tempo a justificativa é para nos não pecarmos no sábado (isso quer dizer que pecar nos outros dias tava liberado é isso ? ) Eu nunca entendi muito a finalidade, eu ia por causa dos meus amigos porque eu não lembro de nada marcante nesse tempo biblicamente falando, e porque o louvor era a maior parte do culto (graças a Deus isso mudou muito nos nossos dias né? (ironia))

    Ponto 5. O que fez diferença na minha vida ? Discipulado, eu fui discipulado, acompanhado e muitas pessoas fizeram diferença na minha vida, e por ironia do destino meu discipulador estuda Filosofia na UECE (agora eu discípulo ele filosoficamente falando) e acredito que o que o pastor Marcos quis falar foi isso,apesar de não necessariamente quer dizer que só pelo fato dela ser mais velha ela tenha maturidade pra poder ajudar, aconselhar.

    Ponto final. Entendo esse texto como um desabafo , acho ele bastante pertinente, mas se existe alguma coisa a ser mudada essa mudança tem que passar por nos. Eu não acredito que EJC, Retiro de Carnaval,Feira dos Ministérios,Noite da Família ou qualquer outro evento venha MUDAR a vida de ninguém, o que muda VIDA é caminhada com JESUS que vc tbm pode chamar de discipulado, convivencia,gastar tempo com outra pessoa, você saber da vida alheia e zelar dela e não ficar falando nos corredores …

    Karl Barth certa vez disse que:
    “Quando contamos nossas virtudes nos tornamos competidores, quando confessamos nossos pecados nos tornamos irmãos”.

    acho que o ministério tenta fazer algo parecido e por isso fico triste quando vejo adolescentes que já participaram do grupo e hoje preferem ficar em casa as sextas feiras e vêem sua adolescência passar na frente da tele de um computador ou achando que Deus entende de tudo, MENOS de vestibular e por via das duvidas preferem “estudar” nas sextas.

    Mas a feira serviu mais uma vez pra ver com quem podemos contar, como é a pró-atividade do grupo e que provavelmente ano que vem será um ano mais frutífero, pois estamos plantando sementes saudáveis que não estão contaminadas pelo ativismo entorpecente do século XXI.

    Em ultima analise, façam esse post chegar as mãos do Pastor Marcos, é um ótima oportunidade do Conectados sair do anonimato que só tem conhecimento os adolescentes freqüentadores e alguns pais de adolescentes …

  2. Israel Branco disse:

    Concordo, Thiago. Exceto com a parte do corpinho de 19.

  3. João disse:

    Concordo, Thiago. Exceto com a parte do corpinho de 19. [2] =p

  4. Anônimo disse:

    as igreja na vez de formula os cristãos fazem alinhar,como posso saber se esse grupo conectados não estão alinhados tambem?se esse grupo são um bando de sedentarios sem ação?se pelo menos existe um adolescente que não desistiu desse grupo desde do inicio?

    • Israel Branco disse:

      Anônimo,
      O que seria “Alinhar os Cristãos”?
      Por favor, use menos metáforas.

      Quanto a sermos um grupo de sedentários sem ação, acho que esse é mal não só da igreja cristã, como de toda a humanidade, que naturalmente é egoísta. Mas com o tempo e, se o buscarmos, teremos mais proximidade com Deus e agiremos mais. As nossas vidas estão apenas começando.

      E eu acho que deve existir maios de um adolescente nesse grupo que realmente não está disposto a desistir.

      (Obrigado por discordar:))

      • Anônimo disse:

        egoísmo=sedentárismo? uma conexão meio que errada.

        Acho que vários já desisitiram mas so continuam no automático como se fosse algo empreguinado no seu dia a dia, como se fosse uma forma de escapar, de dizer que faz parte de algo, se fosse realmente sair não sentiria falta com o contato com Deus mas sim na falta do que fazer nesse horário. Agora amplia para o domingo, se dúvidar 80% das pessoas que estão nessa igreja é so por emfeite, os jovens tem uma maior “força” do que os adolescentes(só pela quantidade de pessoas que postam nesse site), deve esta apodrecendo pouco a pouco(Bíblia) e dúvido que todos os adolescentes da igreja estejam frequentando esse grupo. Agora me pergunto, por quê eu deveria participar de um grupo onde não consegue cativar a adolescência da igreja?onde não consegue fazer que todos do grupo participem ou uma grande parte?oquê há de errado no grupo e não na igreja?

  5. davi mg disse:

    Concordo Thiago exceto com a parte do corpinho de 19 anos [3] = p

  6. Thiago disse:

    Brother (é bem mais bonito que anônimo)

    É complicado falar “ao vento” pois vc não se identifica, mas pela forma que você fala, eu acho que te conheço e acho que você também me conhece , já fez parte do grupo por algum tempo, mas já a muito não participa, mas você fala que TODOS os adolescentes da igreja, e de ante mão eu te falo q não existe absolutamente NADA no mundo que inclua a todos,mas fico muito triste de não ver mais na nossa convivencia vários adolescentes,mas adolescencia é isso também, é TOMAR DECISÕES. Apartir do momento que voce não tem mais interesse, motivação e alegria de estar em grupo, PACIENCIA, o meu carinho pela Sarah,Mayra,Isabelle, Priscilla Noronha, Barbara,Dayana,Hugo,Davi Barcellar,Matheus,Clara,Bella, Manu e mais alguem que eu tenha esquecido o nome, mas além desses tem uma galera massa que tá pagando um preço e eles vão colher amanhã, com toda certeza, e eu quero está no Conectados pra vê.

    Mas independente de quantidade acho que TODOS os grupos, ministérios,departamentos tenham o proposito de glorificar a Deus, e crescer em Cristo é o maior desafio cristão.

    Mas fica aqui uma frase que ouvi na na aula de Metafísica I e acho oportuna :

    “Mais reclama quem menos faz”

    Vida que segue e vamos saber viver com o diferente, cristianismo é isso.

Deixe um comentário

