Não tenha preguiça de ler

Publicado: 01/29/2010 por thi4gobraga em Outros textos

As aulas já começaram. Acredito que as visitas no site do Conectados vão diminuir, mas gostaria de escrever umas linhas provocativas aos que me prestigiam nesse momento.

Algumas vezes o que desanima escrever num blog é saber que a maioria das pessoas não gostam de ler. Calma, isso não é uma crítica aos blogs, é uma crítica a atual geração de “leitores” da internet.

Eu acho o cúmulo uma pessoa chegar aqui e comentar o meu texto começando com um “O texto está grande…”. Creio que essa deve ser uma das causas do alto nível de analfabetos funcionais no Brasil. A simples e pura preguiça de ler.

O ditado “Uma imagem vale mais do que mil palavras” nunca foi tão certo. Gostamos só “a conta do chá”, e isso é preocupante, sobretudo quando nos identificamos como cristãos, onde temos a Bíblia como livro de fé. Como cresceremos se não lemos?

Quando as pessoas entram em um blog e se deparam com um texto com mais de dois parágrafos, nem se dão ao trabalho de ler. Quando lêem, não compreendem ou absorvem o conteúdo.

Eu lembro que no meu pré-escolar, eu fazia um ditado toda semana, para avaliar o nível da minha leitura. Logo depois vieram os livros obrigatórios da escola. Eram difíceis e complicados? Com certeza. Ler O Seminarista o livros do gênero é uma tortura para garotos e garotas de 15 anos. Mas ler esses livros me levou a aprimorar o vocabulário.

Mas hoje em dia, me dá preguiça escrever sabendo que se eu postasse somente uma imagem mais engraçadinha, o blog teria mais acessos, mais comentários.

A preguiça é realmente um mal , mas que podemos vender, ou não ?

OBS.: Desculpem a minha antipatia mas a intenção do texto foi provocar uma reflexão. Então vamos ler e pensar. Não é necessário ficar escrevendo : “legal”, “bom texto”, “gostei”.

Thiago.

comentários
  1. Buck disse:

    legal,gostei!!

  2. Gabi disse:

    mas realmente foi um bom texto. 😀 Eu sou uma das milhares de pessoas que tem preguiça de ler. =P Mas ao mesmo tempo não me contento enquanto não leio, algo importante ou mesma que tenha um título interessante. (:

  3. Manu. disse:

    Thiago, nao acho desnecessário comentar satisfaçao pelo seu texto. Foi um texto muito simples, profundo e importante. Eu realmente gostei muito, e vou buscar aprimorar o gosto enorme que ja tenho pela leitura. (:

  4. Bruna disse:

    eu também gostei muito 🙂

  5. norton disse:

    Eu sou uma das milhares de pessoas que tem preguiça de ler. =P Mas ao mesmo tempo não me contento enquanto não leio, algo importante ou mesma que tenha um título interessante. (: [2]

  6. Davi Magno disse:

    é isso ae

  7. Bella disse:

    aioiaiaoia ;x
    amei a tirinha!

  8. Rodrigo disse:

    Olá amigo, sou um visitante e também blogueiro por aqui, buscando compreender, por que um país tão rico em tantos aspectos, tem na juventude em especial, tanta preguiça e comodidade… Ler é um grande alimento… Estudar e aprofundar conhecimento, é tudo que um SH pode conquistar nessa vida…
    Ó… Conheço véinhos mas véinhos mesmo que devoram 2-3 livros por semana! A maioria desses são pessoas cultas, sensatas e não tão influenciáveis pela mídia.
    O trabalho de despertar depende de cada um. É individual, não adianta. Tudo é treinamento. Treine mais e tenha mais resultados. PAZ 😉

    • João. disse:

      Cara! Gostei desse Rodrigo! Ele é um cara inteligente e fala coisas boas! Volte sempre pra iluminar-nos cara!
      Uma vez li algo que se referia a obter o hábito da leitura. Dizia algo sobre o não saber ser trevas. E o dia em que ele saiu das trevas e pos os fatos à luz do conhecimento, ele foi um indivído melhor.

  9. tem um scanner q eh otimo pros preguicosos..digitaliza o texto e transforma em voz

    aqui tem uma materia sobre

    http://liveunderconstruction.wordpress.com/2010/07/02/novo-gadget-para-quem-tem-preguica-de-ler/

  10. Alexandre Cardoso disse:

    Em se tratando de preguiça, brasileiro pode ser considerado campeão. Prá começar, até mesmo prá escrever textos de MSN ou em sites de relacionamentos, usa-se cada abreviação!!! cada expressão!!! É “vc”, é “q”, é “tbm” e por aí afora. Preguiça de escrever por causa da preguiça de ler. Ou o contrário?
    Até no lazer esse mal pode ser encontrado. Nos cinemas, só se encontra filmes dublados. Porque será? Nas cópias legendadas tem-se melhor qualidade de som. Por qual motivo insistem em só distribuirem cópias sem legendas? Há pessoas que acham que só por serem alfabetizadas, já sabem “ler e escrever” é suficiente. Mas escrevem mal, com péssima caligrafia, e na leitura ficam a desejar.
    Moçada de hoje! Pensem no SEU amanhã!

  11. robson disse:

    Poxa verdade mano, as vezes escrevemos alguma coisa pras pessoas e elas acham ruim…

Deixe um comentário

