Influenciados e influenciadas

Publicado: 03/07/2010 por Newbie em Textos Conectados

Eles acham estranho que vocês não se lancem com eles na mesma torrente de imoralidade, e por isso os insultam. (1 Pedro 4.4/ NVI)

Naturalmente, seus velhos amigos ficarão muito admirados quando vocês não tiverem mais ansiedade de se juntarem a eles para as coisas pecaminosas que eles fazem, e se rirão de vocês com desdém e escárnio. (1 Pedro 4.4/ Bíblia Viva)

Quando somos adolescentes, vivemos numa fase de descobertas. O tema do mês no Conectados é “Quem você está seguindo?”. Esse é um tema que causa muita confusão nas nossas mentes. Muitas coisas, hoje, desviam a nossa atenção, tirando o que deveria ser o foco: Deus.

Muitas vezes, seguimos nossa vontade e fazemos coisas que, mesmo sabendo que não agradam a Deus, encaramos naturais. Uma das coisas que mais nos influenciam, são as pessoas ao nosso redor – que são de grande maioria não-cristãs. E essas nos confundem ainda mais. Sem um relacionamento pessoal e diário com Deus, podemos ser mais influenciados por pessoas com quem naturalmente temos um relacionamento constante.

E o interessante é que somos influenciados pelas atitudes dessas pessoas (isso define nossas ações). Observe: quando estamos com pessoas da igreja, agimos como elas – de forma prudente. E, quando estamos com pessoas “do mundo”, automaticamente, mudamos o nosso comportamento.

  • É a atitude de ser camaleão.

Se a gente não tiver uma vida com Deus, a gente vai ter mais facilidade de ser parte desse mundo. Pois, como se fôssemos robôs, mudamos automaticamente de atitude, dependendo do local onde estamos.

Kalil e Israel.

Para os comentários:

De que forma as pessoas te influenciam negativamente? Como você acha que pode mudar e deixar de ser “um robô”? E – mesmo que seja anônimo – responda quem você tem seguido mais: a Deus ou às pessoas ao seu redor?

comentários
  1. sarinhandrade disse:

    amei esse texto de coração. Vou repensar bem mais e lembrar sempre desse camaleão. ;]

  2. thi4gobraga disse:

    “Ama e faz o que quiseres” Foi assim que Agostinho definiu aquilo que norteia nossas motivações. Sabe pq ?

    A lei punitiva (legalismo) nos ensina o que é errado, feio e sobretudo o que é pecado. No entanto só o amor nos ensina a dar valor aquilo que é certo, belo e glorifica a Deus.

    Não somos Camaleão , somos seres humanos INTEGRAIS. Se vivemos uma vida “camuflada” é pq temos vivido uma vida legalista, em cima de uma linha escrita “não passe”, e nosso coração tentando imaginar o que tem de bom do outro lado.

    Tirando a mascara fica mais fácil também ver o que está ao nosso redor, e que não influenciamos por sabermos que não da IBOPE vivermos o evangelho de Cristo de maneira integral (apenas em dias específicos e olhe lá).

    Que esse tempo seja de reflexão pra entendermos que o amor de Deus é TRANSFORMADOR, e influenciar será mera conseqüência.

    Com vocês, ao serviço d’Ele, Thiago Oliveira Braga.

    • João disse:

      massa Thiago. mas onde entra o limite disso td? quem define o q é legitimamente “puro” daquilo q é disfarce? o q é errado? o q é pecado?
      não vou nem radicalizar não.
      quem está aqui hoje e parace um bom cristão e amanhã é visto saindo da um show não evangélico e é logo julgado por todos. cai na converça alheia. é até punido pela liderança por “má conduta”?! Ôo
      isso pra não falar de casos mais graves e complicados.
      ai eu te pergunto: que tipo de pensamento define o q é bom ou ruim em casos assim? o q é ser um bom cristão ou não?
      pra mim vale: “Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas.”

  3. João disse:

    de fato um bom texto. não é um tema exatamente original mas fala de forma concisa o q tem a ser posto aqui .. é bem atual e acho até q problemático tb. em especial pra mim .. sou muito “eu mesmo”. não dou contas a ninguém do q sou. e o q sou é exclusivo de Deus. mas confeço ter alguns pensamentos um pouco diferentes, acredito eu, do que é pregado por ai e isso ás vezes causa escândalo por ai. na verdade, antes de falar sobre o q eu penso gostaria q definisse o q seriam atitudes cristãns .. pq temo que algumas pessoas não me compreenderiam e poderiam se chocar se falar o q penso. na verdade acho esse um assunto extenso, delicado, controverso, denço e dogmatico.

    ¹Ps.: alguém por aqui tem lido a bíblia. cada vez mais as referências são claras e esclarecedoras.
    ²Ps.: isso aqui tá virando meu diário. ¬¬
    Que a Força Esteja com Vocês!

  4. Bella disse:

    João,sobre o escândalo:
    “E, por isso, se a comida serve de escândalo a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo” . 1 Coríntios 8.13

    Acho que isso se aplica não só à carne, que aí é citada por, em Corinto, ser oferecida a ídolos, mas a todas as coisas que fazemos. Acho que, quanto às coisas que praticamos ou pensamos, o pecado existe quando escandalizamos alguém.

  5. Giuliano disse:

    nossa o contexto biblico sendo bem abordado, o conectados também é cultura.

  6. ilzaaa;) disse:

    né!tbm acho giulianio 😀
    o texto fico bem objetivo e muito bom,tô aprendendo muito aqui!

  7. Gabi disse:

    tipo, esse ano tenho passado muito mais tempo na igreja(estudando) então, querendo ou não, tenho convivido com ‘boas influências’. E também outra coisa, no colégio o meu grupo de amigos saiu, só sobrou um amigo, e acaba que nós não nos misturamos na “bagaça” da sala. Mesmo ele não sendo ‘cristão-protestante’, mas é cristão, entende? Então temos muitos princípios parecidos. Aí acabo não tendo tanta má influência. (: e isso é bom, graças a Deus.
    ps.: ótimo texto. :*

  8. isabelle's disse:

    dei valor ao texto, ta massa.
    – bem, no colégio eu tento escolher bem as amizades, me mantes afastada das ‘influências negativas’, mas Graças a Deus, Ele me deu uns presentes muito massa que ajudam na caminhada em busca ao alvo, que é Cristo. tenho procurado ocupar meu tempo nos estudos e na leitura da bíblia. Peço ao Senhor todos os dias pra que o Espírito Santo possa estar me constrangendo quando eu agir de uma maneira errada e que O entristeça… e tem dado certo… ainda bem! E Vai continuar a dar certo! 🙂

  9. Love this post. Get help posting good stuff like this at RevLocal 901 S Mopac Expy Ste 300 Austin, TX 78746 512 271-5783

Deixe um comentário

