A música e o louvor – O louvor

Publicado: 04/04/2010 por Newbie em Textos Conectados

O que é, então, o louvor? Segundo o dicionário Michaelis, louvar é:

(lat laudare) vtd 1 Dirigir louvores a; elogiar, enaltecer, gabar. vtd 2 Aprovar, confirmar com elogio (um ato praticado por outrem). vpr 3 Elogiar-se, gabar-se, jactar-se, vangloriar-se. vtd 4 Bendizer, enaltecer, exaltar, glorificar. vpr 5 Aceitar, aprovar, perfilhar a opinião ou o parecer de alguém: O plenário se louvou no parecer das comissões técnicas. vpr 6 Confiar-se: Louvo-me na providência divina. vtd 7 Avaliar, decidir por meio de laudo: Louvar bens, heranças etc. Louvar-se em alguém: aceitar a opinião de alguém; basear-se nas opiniões de alguém.

Como vocês podem perceber, a palavra “louvor”, na nossa língua, vem do latim. Porém, a Bíblia foi escrita em grego e hebraico (Novo testamento e velho testamento, respectivamente). No hebraico, temos a palavra hâlal, que significa brilhar,  vangloriar, gabar, e a a palavra shâbach, que significa elogiar, acalmar ou tranquilizar. Do grego, temos a palavra epainos que significa aprovação, recomendação, louvor.

Dá pra perceber que louvor é algo bem distante do que achamos, não?

  • Partindo do grego e do hebraico, percebemos que louvor quer dizer mais ao nosso estilo de vida do que às músicas que cantamos nos templos. Louvor é mais do que uma canção. Louvar é afirmarmos que Deus está acima de nós, que pode ser com palavras ou ações.

Israel.

comentários
  1. Manu. disse:

    Eu concordo com o que diz o post, e sempre concordei. Sei que ninguém tá pedindo aqui, mas, vocês já devem saber que eu gosto de dar minha opinião. Bom, minha opinião sobre a música gospel e o louvor é a de que ambos são coisas muuito diferentes, sabem? Olha, muita música gospel acaba nem sendo louvor, sabiam? Como uma música que prega o evangelho para os não cristãos que a ouvirem – isso não é louvor, explicitamente. Eu entendo por louvor, adoração. Quando eu pego uma música – que eu faça, que um amigo meu faça, que um cara conhecido faça – e a canto me prostrando em adoração a Deus com aquela letra, e querendo realmente dizer o que a música diz a Deus, isso é adoração. Agora, por exemplo: quando estou indo ao colégio e o papai põe música gospel no carro pra gente ouvir – cara, estamos curtindo a música, não sempre adorando. Comentamos os instrumentos, as vozes, as ‘backvozes’, sabem? Aquilo só se torna adoração quando, mesmo no ambiente do carro, nós oramos a Deus com aquela letra (se ela se adequar exatamente com o que sentimos e queremos declarar a Deus, né). Eu nunca recebi muita instrução sobre isso, e, as vezes que conversei com meus pais sobre ouvir música ‘do mundo’ no lugar de ouvir música gospel pelo simples fato de curtir a música, – porque não se louva com música do mundo – eles só respeitaram minha opinião, e continuaram a ouvir gospel. Gente, eu detesto ouvir gospel. Hehe. Detesto mesmo. São poucos grupos gospeis (é esse o plural?) que me agradam musicalmente. Agora você pensou: lá vai ela de novo com essa história de musicalmente. Cara, eu só não curto o estilo da música, sabem? Já que meus pais, por exemplo, ouvem gospel como ouvem James Taylor, eu digo que prefiro muito James Taylor do que noventa por cento da música gospel atual. Música gospel é adoração, é louvor, não é passatempo, nem trilha sonora. (: Espero não ter sido impertinente, e gostaria que alguém comentasse a respeito do meu comentário, se possível – já que o certo é comentarem o post. Beijos.

  2. Manu. disse:

    OBS.: O comentário de cima tá estranho porque eu o fiz pro ooutro post (‘A música e o louvor – Bono Vox’) antes de ler esse.. Hioahioahioa, sorry.

Deixe um comentário

