Como evitar uma desilusão no namoro

Publicado: 05/17/2010 por Newbie em Textos Conectados

O título dessa postagem é meio ambicioso, mas acho que ele se aplica ao que escreverei aqui.

Nos relacionamentos entre adolescentes de hoje, eu consigo ver dois grandes problemas:  o ficar e o namoro que dura um mês (ou um pouco mais). Cada dia mais as pessoas se entregam à esses dois tipos de relacionamentos. Dos dois, acho que o pior é mesmo o segundo, pois quase sempre deixa sequelas em um dos lados.

Alguns namoros duram muito pouco geralmente por duas razões:

  1. Porque o casal não queria só ficar, mas queria se agarrar de uma forma “lícita”;
  2. Porque o casal se desiludiu com o que descobriu ser aquele namoro depois de um tempo.

Nessa postagem eu falarei apenas sobre o segundo ponto: a desilusão.

É complicado, mas elaborei uma listinha de 6 coisas para evitar que um namoro acabe em frustração e tristeza:

  1. Observe quem você deseja com a cabeça, não com os hormônios: não é porque você acha alguém muito gato ou muito gata que isso faz dele (a) o (a) seu (sua) futuro (a) namorado (a). O livro de Provérbios tem uma parte que fala de como deve ser a mulher que nós homens devemos admirar (Pv 31.10-31). Pedro disse, se dirigindo às mulheres: “A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores” (1 Pe 3.3a). Salomão e Pedro se dirigiram às mulheres pois elas normalmente são mais vaidosas e cuidam mais da aparência. Mas desses dois trechos bíblicos podemos tirar o seguinte: o que vale não é a aparência, mas o que tem por dentro. Óbvio que eu não estou dizendo aqui que você deve achar a pessoa mais fedida e feia da sua classe ou da sua igreja para namorar. Mas é bom que você veja quem é a pessoa, olhando nos olhos, e não para outras partes.
  2. Não tenha pressa: somos muito jovens ainda. Às vezes nós queremos tudo logo e isso acaba nos matando. Como cristãos, o propósito final do nosso namoro deve ser o casamento, mesmo que seja algo remoto e distante. Então, você passaria o resto da vida com a pessoa que você está desejando? Essa é uma pergunta que precisa de tempo para ser respondida, pois devemos analisar o máximo de áreas possível da vida da tal pessoa antes de começar um namoro.
  3. Verifique o histórico da pessoa: deve-se tomar muito cuidado com esse item, pois uma pessoa pode se arrepender da vida que leva. Mas, enfim, sem contratar um detetive ou similares, tente sondar quem é a pessoa, qual foi a intenção dela nos relacionamentos anteriores (se é que houve algum), porquê esses relacionamentos terminaram e coisas do gênero. Muitas pessoas se arrependem de coisas que fizeram no passado, mas isso é outra história.
  4. Tente ser amigo da pessoa antes: é muito complicado botar fé num relacionamento onde os dois mal se conhecem. É sempre bom que você seja muito amigo da pessoa há mais de um ano antes de iniciar qualquer namoro. A época em que a noiva só conhecia o noivo no altar (noivo esse que o pai dela ecolheu para ela), já passou. Tente iniciar uma amizade, porque, afinal o melhor amigo da namorada deve ser o namorado e vice-versa.
  5. Fuja das amizades que façam coro para que haja certo namoro: uma coisa que deixa o namoro quase certo de acabar em frustração é se for um namoro arranjado por amigos. Se uma pessoa chegar para você perguntando “ei, me diz, o que você acha de fulano (a)?”, fuja! E se alguns amigos fizerem coro e disserem “dá um chance para ele (a)…”, fuja! Pois não há relacionamento que cresça saudável se não partir de quem está se relacionando.
  6. Deus é a base: aqui eu vou entrar na questão de um namoro entre pessoas que tem uma concepção diferente sobre Deus. É algo muito nocivo, ainda mais porque Deus é amor, e sem ele não há amor. Não estou dizendo quanto à religião. Estou me referindo à forma como a pessoa se relaciona com Deus, como encara o sexo fora do casamento, as farras e bebedices, entre outras coisas. Não dá pra se relacionar com Deus e namorar alguém que te afasta dele o tempo todo. E, sem Deus na jogada, a sua gôndola da paixão é algo furado, que afundará em pouco tempo.
  • No fim das contas, o namoro não é algo que você prevê, ou que você calcula ou que você teoriza. Pode ser que um namoro dure 8 anos e só aí haja frustração. Mas tudo isso começa quando você ainda está solteiro (a). Por isso as 6 dicas acima referem-se ao período que antecede o namoro e não o namoro em si. Por fim, todos nós devemos nos preservar e orar pedindo que Deus prepare uma pessoa especial para nós e nos prepare para ela.

Israel.

comentários
  1. Bella Carolina disse:

    É, a oração é algo fundamental.

    • Lívia Izabe disse:

      gente o garoto de quem eu gosto esta me pedindo amizade isso não é estranho primeiro não liga pra mim não olha não fala agora sei la me pedindo amizade eu não mudei nada e agora queria falar comigo como se eu fosse a namorada dele já que ele tem uma eu to é confusa já faz tanto tempo que eu gosto dele

  2. Guardião disse:

    Nem tudo na vida se guia por uma lista, principalmente a pessoal, mas, pelo visto os tipos de frases utilizadas e o conteúdo foi totalmente crtl+C e ctrl+V. Deve se ter cuidado ao postar esse tipo de texto, deve passa na mão de duas ou três pessoas antes de posta-lo, deve haver imparcialidade e uma boa base bíblica, pois você está ajudando a formar uma opnião.
    Não estou aqui para simplismente crítica-lo , lembrando não existi crítca construtiva. Bom pensamento sobre o assunto.

    • Israel Branco disse:

      Foi bom você colocar as coisas desse modo. Eu baseei o texto em conversas que tive com algumas pessoas que se frustraram no namoro (algumas pessoas confiam MESMO em mim) e em experiências próprias. A base bíblica está abaixo.

      1: (Referências presentes no próprio ponto)
      2: Ef. 5.17; Pv 4.23; 1 Pedro 5.7
      3: Opinião pessoal, mas é justificada se adaptada ao Salmo 1.
      4: Pv 17.17 (Apesar de não ser algo direcionado, considero esse versículo importantíssimo para evitar decepções, pois mostra que o namoro não acabará tão facilmente se houver uma amizade)
      5: Pv 10.14; Pv 11.12
      6: Mt 6.10; Pv 9.10
      Ponto final: Pv 16.1

  3. norton disse:

    Eu não to pensando mais nisso no momento, estou deixando tudo acontecer, e pedindo a Deus que me mande UMA pessoa realmente especial, e que com ela, eu passe o resto de minha vida.

    • João. disse:

      Se você não percebeu Norton, vc ta quase totalmente dentro do q foi dito aqui. e o q foi dito é muito bom. tem fundamento e é algo em que eu acredito profundamente. claro, não sou o Israel, mas a maioria eu creio ser verdade e busco por em prática.

  4. Dra do Amor disse:

    Excelentes dicas! Estou amando este blog!

    Por isto mesmo é que os citei lá no Manual das Encalhadas como indicação para receber os selinhos que me foram dados>>> http://manualdasencalhadas.com.br/blog/archives/276

    Passem lá, vejam, comentem! Beijoooos

  5. Gabi disse:

    fazia muito tempo que eu não comentava. 😛 Mas esse foi um bom texto, gostei. 😀 ps.: o site do CTD tá bombando, num é? ↑

  6. ilza:) disse:

    também tô achando gabi!Bem voltando ao texto eu gostei demais dele,muito bem embasado e escrito. 😀

  7. Giuliano disse:

    Espero que um dia eu não passe por isso =]

  8. Manu. disse:

    Meu predileto, Rael, espetacular! Concordo plena e seguramente com o que foi escrito ai. Infelizmente já fui vítma dessa porcaria dessa tal desilusão, e, caramba, eu tinha toda essa teoria na cabeça. Gente, que isso passe de um post, que isso penetre em nossos corações e ações, porque é tudo verdade e bênção. “se alguns amigos fizerem coro e disserem “dá um chance para ele (a)…”, fuja! Pois não há relacionamento que cresça saudável se não partir de quem está se relacionando.” “Não dá pra se relacionar com Deus e namorar alguém que te afasta dele o tempo todo.” Foi EXATAMENTE assim, comigo. :S

    Sou fã do Novato e do texto dele.

  9. catarina disse:

    eu namoro com o meu namorado0 a 9 meses e tenho 14 anos. . e é o meu primeiro namorado e nos por vezes discutimos pelas exs namoradas dele o qe devo fazer??

Deixe um comentário

