Estou dentro, mas me sinto fora.

Publicado: 10/18/2010 por Caio em Uncategorized

P.S. Inicial: Queria avisar que não morri, nem nada de grave aconteceu comigo e depois de uns 2 meses estou escrevendo outro post. Explicarei tudo aqui.

Estou dentro, mas me sinto fora… e é INFELIZMENTE assim que eu realmente me sinto às vezes dentro da igreja.

Inicialmente peço logo perdão à quem enteder que eu esteja julgando as pessoas, meu intuito não é esse, não tenho NEM AUTORIDADE, NEM INTENÇÃO de lhe culpar ou julgar os seus pecados porque também peco e por isso, somos igualmente defeituosos.

Estou a quase um mês sem aparecer no grupo de adolescentes da minha igreja, eu não me desviei. Mas o fato de que as pessoas da igreja são MUITAS VEZES piores do que os de fora, me chatou bastante. Lembro-me uma vez quando Thiago B. (líder do grupo) disse: “Um cristão, quando quer ser como quem está lá fora(no mundo), consegue, e consegue ser MUITO pior.” agora veio-me à mente o versículo que di: “Vós sois o sal da terra e a luz do mundo” MT 5; 13-16. Não acho que seja um versículo muito complicado e que você não consiga entender.

Desde pequeno, cresci com amigos mais velhos ao meu redor (na igreja). Esse fator trouxe 2 coisas, uma boa e uma ruim. A boa, é que eu amadureci um pouco mais rápido que os outros meninos da minha idade e já tinha uma noção do que era certo e errado. Mas a ruim, é que pelo fato de eu ser o mais novo do grupo, eu era sempre tratado como “mascote” (você deve ter um amigo assim, ou conhece alguém que é tratado assim.) Então, de alguma maneira eu buscava me sobressair sobre meus amigos, e pra nao “vacilar”, eu fazia quase tudo que eles faziam. E desde então sou um garoto muito influenciável.

O tempo vai passando, os amigos vão crescendo, suas influencias vão mudando. Hoje, com 15 anos, me sinto MUITAS vezes influenciado NEGATIVAMENTE dentro da igreja. É, isso mesmo DENTRO da igreja. Qual seria a sua reação, ao entrar em uma igreja onde as pessoas que estão dentro são perfeitamente IGUAIS às que estão fora? Agora voce poderia argumentar, “Mas igreja é local de gente doente, é como hospital, e dentro de hospital você vai encontrar de tudo” E agora, eu te contra argumentarei “Se você der uma pesquisada na internet vai ver que 80% do tratamento que o paciente faz, depende da fé que ele tem na cura” EAI? Você realmente acha, que se a pessoa não buscar mudança ela vai encontrar alguma? Hoje mandei uma mensagem pra Isabelle S. (beijo Isabelle (: ) com um versículo que vai se enquadrar perfeitamente no que quero dizer. “Quem fica esperando que o vento mude e que o tempo fique bom nunca plantará, nem colherá nada.” Ec 11:4

Deus quer que nós tenhamos uma vida santa e pura com ele. Mas ele não vai fazer todo o trabalho de nos tornar puros e santos de uma hora pra outra, é uma escolha que depende muito de nós. É como ele entregar a vara e a isca, mas o trabalho de pescar é nosso, mas no fim, quem prepara o banquete com o que pescamos é ele. Se o banquete vai ser bom ou não, depende do que você vai pescar.

Mas o fato de eu, ter me afastado por umas semanas da reunião de adolescentes se deve ao fato de que eu precisava de um tempo pra reavaliar o PORQUE e PARA QUE, eu ia pra igreja… creio que foi tempo o suficiente pra reavaliar meus conceitos. Mas, sabe o que MAIS me irrita? É o fato desses mesmos que citei, que não são condizentes com o que o cristianismo prega, quando me verem falarem toda vida “EAI CAIO, SE DESVIOU NÉ?” prefiro não ir à igreja do que ser um cristão hipócrita. Perdão pelo meu, digamos, excesso de raiva. Acho que no fim, nem falei o que queria falar.

Mas enfim, uma abençoada semana pra voces. Paz 😀

comentários
  1. ilzaaa;) disse:

    gostei do texto caio,me edificou. 😀

  2. Thi4agoBraga disse:

    As coisas mudam…
    Depois de um tempo você começa a perceber que nada nessa vida é pra sempre e que tudo pode de alguma forma ser mudado, percebe também que as pessoas mudam, que os pensamentos mudam, e que se você não mudar, a vida muda você, porque tudo o que fazemos, sentimos ou queremos nem sempre são do jeito que havíamos planejado. Basta olhar ao redor pra notar que nada é do jeito que você quis, não foi feito igual ao imaginado, vai ser sempre diferente, sempre de outra forma, vai ver que é modificado, vai querer fazer de novo, e vai mais uma vez se surpreender.
    Percebi hoje que eu tenho planos, mais que não dependem eles somente de mim, mais sim da vontade de Deus.
    Me alegro em suas palavras, pois teve coragem de falar o que muitos sentem, no entanto não tem coragem de falar. Eu vivo minhas mudanças, mas escolhi er protagonista da minha história. Escolhi fazer acontecer, e não ver a vida passar sem nada poder fazer.
    Obrigado pelas palavras Caio, e obrigado por me receber no dia que eu coloquei a palavra AMIZADE na prática, e deixar a teoria de lado.

    • Caio disse:

      “se você não mudar, a vida muda você”. Sábias palavras thiaguinho (:
      e seja muito bem vindo sempre que quiser vir aqui em casa, não só voce, mas todos da igreja e do conectados.

      • digão disse:

        dar parabéns ao caio pois muitos tem o sentimento igual a vc mas não tem coragem ao assumir

  3. norton disse:

    muito bom o texto, gostei de verdade, confesso que as vezes me sinto assim como você, chego na igreja, e encontro gente até pior do que os que estão fora da igreja, e isso me deixa bastante desmotivado.
    abraços caio.

  4. João. disse:

    Caio, o texto é massa, vc tem razão em quase td o q apresentou (não vou afirmar q é td simplesmente pq não pensei o suficiente a respeito do texto, o li apenas uma vez. seria tolo de minha parte).
    mas eu quero te chamar atenção pra um outro lado da moeda. pra ser mais claro .. não o outro lado do versículo, literalmente o outro versiculo. o versiculo seguinte que diz: “Vós sois a luz do mundo..”
    o meu querido pastor Mario Levy me disse uma vez q a luz, nesse caso, é o candeeiro, o candelabro não pode (não foi feito para) iluminar debaixo de uma mesa. nós temos que aparecer. e ao mesmo tempo outro cara aparece derrepente e diz: “O chamado que um dia aceitei seguir porque me atingiu em cheio o coração e encheu-me de alumbramento, é o chamado para sumir. O que ecoa no meu peito são as palavras de dispersão. Vão — disse o mestre — sejam sal, sejam luz, sempre indo, caminhando, espalhando, dispersando, sumindo na multidão. Sal se dissolve e some. Dá gosto mas, depois que é espalhado, ninguém mais sabe onde está. Sumiu, mas salgou. Luz não se pega, não se toca, ninguém sabe descrever sua aparência. Sabemos que há luz porque tudo se torna visível — mas não sabemos onde ela está, não podemos tocá-la, descrevê-la.” (Tucco Egg – A Trilha)

    o q na verdade esse cara diz não é sumir na multidão. pq somos diferentes. vamos aparecer. mas os outros vão virar e perceber isso. e nessa hora vc não deve negar ser diferente. da forma q esse Tucco (cenfesso ser novo na minha bibliografia .. tb não tão longa como pode parecer) propoem o assunto pode aparentar ser conflitante até com a teologia da sua igreja. mas na realidade não é. o segredo é a sutilesa. aquela famosa educação q Cristo tem ao bater na “sua porta” e não chegar invadindo.

    mas se liga nisso .. eu não sou muito adepto desse recente burburinho que tem se ouvido nas igrejas a respeito de estarmos ás portas do apocalipse. mas o fato, e isso não da pra negar, é q as igrejas começam (e por começam saiba q isso é um processo q vem a muito tempo se desenvolvendo e tem muito mais até onde isso vai chegar) a se “esfriar” espiritualmente e cada vez mais doutrinas estranhas são incorporadas sem a menor cautela. e isso reflete vc sabe onde? nas vidas de quem está sentado! e pode parecer meio abstrato mas quem tem uma vida meio lá meio cá com Deus (o q na verdade não existe) é quem sente mais isso e sem nem almenos se dar conta disso.

    e é q agr eu chego onde eu queria.
    “..; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;..”

    vc tem feito o seu papel de luz? tem mostrado o caminho a quem está “vendado” espiritualmente ou nem mesmo consegue “andar” pom suas próprias força?
    isso não é só pra vc .. provavelmente vc deve fazer isso. eu não tenho feito. não sei em qual postagem eu prometi tentar mudar a minha vida mas a verdade é não tenho feito muito esforço pra isso. mas não se pode desistir. mesmo não estando em gozo de plena comunhão com Deus ainda consigo exortar alguns colegas de algumas igrejas por aqui. e nós Caio, temos a bênção da lucidês. muitos são extremistas (brigam cmg pq não sei escrever) e muitos mais são liberais demais; ao ponto de deixar um satanista pregar em suas igrejas como foi um caso aqui em Brasília. ou ainda quando vc lidera 10 pequenos grupos e esses 10 pequenos grupos se dividem e cada um digievolui para mais 10 pequenos grupos, ou seja, vc se torna lider de 100 pequenos grupos, vc tb digievolui de um simples mortal para um pastor. essas são as doutrinas pregadas por ai na atualidade.

    e é por isso q eu gostei realmente do seu post. mt bom ver essa agunia dentro de vc! me lembra aquela passagem onde Deus diz q escolheu os jovens pq eles são fortes. e isso é bom! eu tb tenho isso. só q eu tenho uma visão um pouco mais ácida a respeito dessas coisas. e tb não vamos ficar só no aponta o dedo. vamos mostrar o caminho. se nessessário soltar o verbo para q ouçam. e de fato nos mudar. pq somos falhos. fato. vamos nos moldar segundo a vontade de Deus para as nossas vidas.

    [não gosto de escrever sermão (não q eu esteja tendo a prepotencia de qualificar esse texto cheio de erros de português como um sermão.) mas é q eu senti vontade de te escrever isso e achei tb q poderia ser edificante a algum outro q por aqui passe.]

    bem, uma boa noite, uma ótima semana
    e um beijo do gordo q saturado de saudade se despede desse grupo até q o proximo post venha!
    que A Força esteja com vocês.

  5. norton disse:

    muito bom o “comentário texto” do joão vítor, leiam, vale a pena.

  6. Max Marduque disse:

    1 – leia a biblia e tu verás o porque de ir para a igreja.

    2 – Não olhe pro cristianismo que se diz cristão.. olhe pra cristo.

    3 – Não vou te recomendar versiculos biblicos, isso é brega, a cara da assembleia de Deus.

    4 – qndo perguntarem se tu se desviou, fala assim: ” me desviei de vc”, presentei o pseudo-irmão com um leve sorriso.

    5 – e não use de pretextos para não ir a igreja, lá tem pessoas legais e não-legais. Se eu deixasse de ir a igreja devido aos inumeros idiotas que lá se escondem, eu ficaria em casa assistindo ao Enio Carlos .

  7. Anônimo disse:

    Me identifiquei muito com suas palavras ! Espero em Deus.. 🙂

Deixe um comentário

