Jogos de computador cristãos?

Publicado: 05/31/2010 por Newbie em Textos Conectados

Passei um tempo na internet querendo saber sobre a existência de jogos de computador “cristãos”. Os jogos de computador ou videogame sempre são muito combatidos porque gastamos mais tempo com eles do que estudando ou tendo um momento devocional. Mas a verdade é que, se utilizado de maneira correta, os jogos de computador podem ser um lazer legal para os adolescentes urbanos de hoje, que passam o dia entocados em casa.

Mas, enfim, o que seria um “jogo de computador cristão”? Eu não sei. Porque, se assim fosse, a maioria das coisas que fazemos deveriam deixar de ser feitas, porque, afinal, elas não são cristãs. Imagine.

  • Tomar banho? Só se for com água benta ou com as águas do rio Jordão.
  • Comer? Só se for pão árabe, vinho e peixe.
  • Andar de carro? Nem pensar. Estamos poluindo a natureza.

Então, o que são jogos não-cristãos? Quem joga e lê isso, logo pensa: GTA. Mas acho que, observando bem, quase todo jogo tem violência, sexo, coisas erradas. Devemos para de jogá-los? Talvez. Como disse Paulo aos Efésios: “ Procurem descobrir quais são as coisas que agradam o Senhor (…) Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam.” (Ef.5.10 e 5.17). Tiago, irmão de Jesus, escreve em sua carta que quem necessita de sabedoria, deve pedir a Deus (Tg 1.5). Portanto, por mais que possa parecer estranho e bobo, orem pelos jogos de computador.

Enfim, encontrei 4 jogos “cristãos” que me chamaram atenção. O primeiro é um espécie de Power Ranger crente, o Bibleman. Por mais tosco que possa parecer, esse herói tem seriado (bem parecido com Power Rangers) e brinquedos e jogos.

Bible Man - A luta pela fé

O segundo jogo que me chamou a atenção – e esse tem uma boa história – é o jogo Heaven Bound (Destinado ao paraíso). O jogo é baseado no livro de John Bunyan “O peregrino” e nele você é o peregrino. Quem já leu o livro sabe que ele é uma alusão ao que deve ser a vida do cristão – mas que vemos muito pouco hoje nas igrejas. Deve valer a pena conferir.

Heaven Bound - No jogo, o objetivo é sair da cidade da destruição e alcançar a cidade celestial

O terceiro jogo é uma espécie de Pump It Up gospel. Não é, como os outros Pumps, específico para PC, mas acho que deve ser um jogo a se figurar nessa lista. O jogo é simples de entender: um tabuleiro de dança, e música gospel em ritmo acelerado.

Dance Praise - Aqui, a questão é mexer o esqueleto, mas ao som de música gospel

O último jogo dessa lista  (ou melhor, uma série de jogos) leva o título “Deixados para trás”. Acho que isso já explica muita coisa. O jogo é baseado na famosa série de livros Left Behind (Deixados para trás). Não cheguei a testar o jogo, e a o tema parece interessante, mas muita gente caiu de pau em cima dele. O site gamespot disse o seguinte sobre o jogo: “uma outra coisa muito boa no arrebatamento é que você vai ser levado para um canto bem longe de jogos desastrosos e cheios de bugs como ‘Left Behind: Eternal Forces‘”.

Deixados para trás: livro aplaudido, jogo vaiado

No fim das contas, não existe “jogo de computador gospel”. Nem mesmo o “Show do cristão” (perguntas bíblicas). Tudo é espiritual. Não podemos dizer que em jogos como esses acima só há coisa boa e nos outros jogos só há coisas ruins. Cada um de nós deve analisar e não deixar que nada nos influencie negativamente.

E não deixemos que o nosso tempo seja perdido com jogos de computador, mas Tranformemos o Nosso Tempo.

Israel.

Anúncios
comentários
  1. Giuliano disse:

    Já tinha essa opinião formada, mas, minha mãe tem aversão a qualquer tipo de jogo que tenha uma criatura feia aqui ou ali, morte, feixes de luz emanando do personagem (magia ou armas futuristas) e blá,blá,blá…É mais fácil joga atari*, nem pacman da pra jogar por causa dos fantasmas.

    *atari foi o primeiro console a ser vendido em massa contendo um jogo de duas barras que se movem no sentido vertical impedido que a bola passe, é como jogar ping pong, mas sentado em frente de uma tela.

  2. João. disse:

    atari é show de bola!
    (sacou o trocadílho? ãh? ãh?) :p
    – “não idiota!” ¬¬

  3. Filipe disse:

    Estou pensando em trabalhar na criação de jogos cristãos. Imagina jogos narrativos com a histórias como a de José, Davi.. vcs nao acham que seria legal?

  4. matheus disse:

    fazer jogos cristaos seria show de bola
    que tal fazer um jogo de RPG chamado evangelic adventures,con ta a historia e no jogo vc so pode ser do bem ,lutando contra o mal,vc criar o seu boneco ,fala com os outros jogadores ,obs;nao faça sensuais os binecos facam estilo counter strike o perfil,mas a imgane pode ser que nem gta 4 ,ae nesse jogo pode ser um mapa enorme con missoes,para seu boneco a que no rank 12 ou 14 ser obreiro e no rank 20 ser pastor ,no rank 1 e convertido,seira muito bom eu ia me amarrar nesse jogo afinal eu que dei a ideia ,que me corstao ia se amarrar,no jogo de missao podia ser os enemigos os pertubados imitando que nem nas igrejas universais ,quando da aquela briga ,podia por um tipo de sede aonde o bispo edir macedo em boneco,silas malafaia,opastor da batista (e as voz poderia ser gravados por eles mesmos ),nao se esqueça de agradecer a min pelo iniveto ,tava vendo u mjogo de urso que era malvado cruzes me fez mal ate ,tipo gta ode urso ,coisa orrivel ,tomara que nao venda nada do urso ,mas se vc fizer eese mano acho nao,tenh oa certeza que tu seria rico ! te do essa ideia póis meu sonho e a guerra ,da liçença tenho de imitar um japones louco da ww2 tentando aitrar em um americano .banzaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaai !stikurooooooooooo ,thau .ate mais.

  5. matheus disse:

    obs;os inimigos sao os que manisfestam
    com a presença de jesus !!!!!!!!

  6. matheus disse:

    obs: nao se esuqeças da principais potencias de cristo !(igrejas)catedrais,templos,minicultos

  7. E cada coisa q a gente vê aki nos comentarios….olha a dica do matheus acima….Cara(Matheus)…o evangelho nao é brincadeira..quer enfrentar o inimigo???Va para as ruas e evangelize…quer acabar com o mal????Manifeste amor pelo mendigo na sua rua….Seja sal…e luz para o mundo..não um nerd evagelico viciado em computador!!Jesus nao nos chamou para fazer jogos cristãos…nos chamou para proclamar seu amor e graça!

  8. comiranho disse:

    creio que na verdade que se tiver pergando a palavra e dando o conhecimento de cristo não importa se é jogo ou musica não acham?

  9. Filipe disse:

    Meu pensamento:

    Jogar algum jogo é pecado?
    Depende, pois vício é pecado, se não conseguimos ficar sem jogar, é sinal que estamos viciados, então o jogo se torna um pecado.

    Orem por mim, me vejo como viciado, pois preciso de um jogo para passar meu tempo, seja Cristão ou não. Não uso o mesmo tempo que fico em jogos para ler a Bíblia e orar. Me vejo em pecado por isso, e vocês o que acham?

    Estarei orando por vocês também.

    • abelmon disse:

      Oi, irmão!
      Eu curto muito jogos, mas lembro-me que nem tudo o que eu gosto, Deus se agrada. Mas jogo é como uma brincadeira. Não tem nenhuma proibição biblicamente em se divertir por um tempo, principalmente com amigos. Apenas devemos nos policiar para não perder muito tempo. Se estamos fazendo qualquer outra coisa em detrimento do contato com o Pai, então estamos com algum problema, pois não existe nada melhor do que estar na presença de Deus. Orar, louvar, ler a Bíblia, meditar. Tudo devemos fazer de coração como um momento de adoração. “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (1Co 10:31). Às vezes deixamos de fazer o bem para buscar nosso próprio prazer. Fazer isto é bom, mas nem sempre, senão ficamos mais egoístas. ” Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” (Tiago 4:3). Só quero te incentivar a melhorar como pessoa, como irmão. TEnho o mesmo problema também. Deus te abençoe! PS: Ele tem me levado a pensar em desenvolver jogos cristãos também… Entra em contato: abelmon at gmail.com

  10. Anônimo disse:

    q dota peta

  11. Incendiário disse:

    Esse game pode interessar:

    Caminho Estreito http://www.internautascristaos.com.br/caminho-estreito

    • Thyago N disse:

      Esse jogo é muito show! Acabei de zerar ele, vale muito a pena! Jogabilidade é boa! Só é bem difícil, como a vida cristã de fato é kkkk Mas dei muito valor que esse jogo foi muito bem feito, aprendi muita coisa com ele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s