Transformando o nosso tempo

Publicado: 02/28/2010 por Newbie em Textos Conectados

Tranformar o nosso tempo. Transformar aiōn. Hã?

Segundo Russel Shedd,

“Aiōn significa essencialmente “tempo”, mas por extensão inclui também o espaço. Indica tudo que existe sob o condicionamento do tempo e do espaço. Não deixa de ter também um aspecto ético-espiritual debaixo do poder do príncipe das trevas.”

(SHEDD, Russel P.:O mundo, a Carne e o Diabo; Pág.12; 2ª edição)

É essa palavra que se encontra em Romanos 12.2:

“Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

(Sociedade Bíblica do Brasil: Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1993; 2005, S. Rm 12:2).
O tema do nosso ano é TNT – Transformando Nosso Tempo. E a palavra “Tempo” não engloba somente o tempo em si, mas o espaço também, como em aiōn.
  • Nossa função nesse mundo é simples: não sermos influenciados ou conformados, mas devemos influenciar e transformar. Nesse ano, estudaremos formas de se tranformar o nosso tempo e características essencias de quem quer fazer a diferença. E não nos conformaremos com o nosso aiōn, mas o transformaremos, de forma que possamos nos achegar ao nosso Criador.
Deus nos abençoe,
Israel.
Para os comentários:
Qual você acha que deve ser a pricipal atitude a ser tomada como ponto de partida para Tranformar o Nosso Tempo?
Anúncios
comentários
  1. Gabi disse:

    acho que essencial é ter compromisso, com Deus e com as pessoas. 😀 E também saber organizar seu tempo, é importante. 🙂

  2. Gabi disse:

    ps.: o vídeo tá muuuuuuuuuito massa, ameei. 🙂 Parabéns meninos, se garantiram. :*

  3. Manu. disse:

    Manter um testemunho que mostre Jesus em nós, fazer a diferença e firmar-nos cada fez mais nEle…

  4. João disse:

    foco e disciplina.

  5. João disse:

    não são exatamente ações .. mas dever ser a base e a essência de qualquer atitude.

    • João disse:

      I Corintios 10:31 – “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.”

      Nesse trecho da primeira epístola do “Apostolo dos Gentios” (como Paulo de Tarso chegou a ser chamado) à igreja em Corinto, Paulo fala, não especificamente, mas claramente que TUDO em nossas vidas, TODAS as atitudes, devem ser para a honra e glória de Deus.
      Sendo assim, eu digo que não há uma atitude principal ou primeira que seja a mais importante. Todas são de igual forma importantes, fazendo assim, a cada dia a nossa salvação e a salvação do próximo de acordo com o nosso testemunho de vida.

  6. Bella disse:

    Antes de mais nada, quero expressar a minha admiração pelo novo método de escrita do nosso caro amigo João.

    Acho que o primeiro passo é a gente se conscientizar de que precisamos mudar,se não todas,algumas das atitudes que tomamos.

  7. Giuliano disse:

    Preciso mudar primeiro antes de mudar alguma coisa

  8. Anônimo disse:

    Quantas vezes nós acordamos e olhamos no espelho, tomamos nosso café, suco, leite…. Entramos no carro com a família, só ou com seus pais, chegamos à escola, faculdade ou emprego, trabalhamos e estudamos, vamos almoçar em casa, restaurante ou talvez não tenha tempo e coma uma besteira qualquer, voltamos para casa ou nossos empregos, saímos com amigos, família ou ficamos em casa assistindo um filme, novela ou documentário, olhamos para fora e vemos que está de noite, ajeitamos nossa cama ou rede, deitamos encostamos nossa cabeça sobre a própria cama ou travesseiro, alguns dormem outros não. Isso se repete dia após dia.
    Eu me pergunto o que fiz de útil? O que eu fiz pra ajudar uma pessoa? O que eu fiz para agradar a Deus? Fiz diferença para a vida de alguém? E ainda nós falamos que queremos mudar o mundo, em um simples dia não conseguimos fazer diferença em nada e quando alguém precisa as desculpas são várias, a principal delas é pela falta de tempo e há aqueles que sabem o que fazer, mas não querem, por preguiça, acomodados e esperam que outros façam e quando fazem mesmo assim não ajudam só olham.

    TRANSFORMANDO NOSSO TEMPO DEVERIA VIR DEPOIS DE TRANSFORMANDO SUA VIDA.

  9. Bruna disse:

    Poise, eu com certeza preciso transformarmeu tempo! 😀
    E eu sei que vou conseguir, quero ter mais tempo para os compromissos na igreja e trzer a igreja para o meu dia-a-dia.

  10. Thiago disse:

    Oi pessoal.
    Eu gostaria de informar que leio todos os comentários, mas evito de ficar colocando a minha opinião sempre, pois não tenho vocação de “fiscal do site”, mas gostaria de fazer meu comentário com cara de post sobre a temática do ano.

    Via de regra não temos tema do ano, mas em 2010 achei que seria uma boa ideia levarmos aos adolescentes uma temática a ser partilhada com os adolescentes do CONECTADOS e o tema que foi votado no ano passado na comundade do Orkut foi TNT – Transformando Nosso Tempo.

    E a pergunta é pertinente, como falar de tempo quando não sabemos aproveita-lo ao nosso favor. Que tempo estams falando afinal? O tempo do relogio ? Essas foram algumas perguntas que foram levantadas anteriormente.

    Mas como aproveitamos o tempo? Qual a noção de tempo que temos? Qual o significado que damos ao nosso tempo?

    Existem duas palavras gregas que são traduzidas para o português como tempo: khronos e kairós. Khronos é o mais conhecido por nós. É o tempo cronológico, do cronômetro, do relógio e que é igual em todos os lugares. A noção é sempre igual – O mês tem quatro semanas, a semana tem sete dias, o dia tem 24 horas… É igual em todos os lugares. E isso é necessário, pois ajuda a organizar a vida das pessoas.

    O kairós é diferente. É um tempo que pode ter mais ou menos minutos. Mais ou menos dias. Ele tem a ver com a intensidade com que acontecem as coisas. É o tempo/momento certo em que acontece algo. E ele é indeterminado. Não se sabe ao certo quando. Não se tem poder sobre ele. Kairós é entendido como o tempo de Deus. Para Deus um dia pode ter mil anos. E mil anos pode ter um dia.

    Nós baseamos nossa vida muito no tempo cronológico, aquele que é seqüencial, programado, mas Deus está mais visível, e se manifesta de forma mais profunda no Kairós.

    Em outras palavras: khronos tem a ver com o que é transitório, efêmero, passageiro. Foi e pronto. Passou! Assim como muito daquilo que fazemos em nossa rotina: escovar os dentes, vestir-se, alimentar-se, comprar um carro, dormir, dar banho no cachorro. Tudo isso é transitório.

    O Kairós tem a ver com o que é eterno. Aquilo que permanece. Aquilo que realmente tem um significado profundo para as pessoas e que khronos nenhum apagará. Não é o tempo medido, mas o tempo vivido.

    O poeta Drumond de Andrade tem uma frase que ajuda a entender melhor quando ele diz que “Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata.” E também uma frase de Fernando Pessoa nos ajuda a entender quando ele escreve assim:

    “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”

    A Bíblia nos dá o testemunho de um povo que se referia a Deus como “O Eterno”. A partir de sua experiência de vida e de fé, referiam-se a Deus assim. Pois Deus é Eterno e o seu tempo é o Kairós. O tempo de Deus é assim: intenso, inesquecível, marcante.

    Viver a espiritualidade é viver o tempo de Deus. Por isso, viva bem cada dia, cada momento cronológico, mas não se prenda ao que é transitório. Prepare-se muito mais para aquilo que é eterno, duradouro. Viva muito mais o tempo kairós, pois assim a vida terá muito mais sentido.

    Com vocês, ao serviço d’Ele, Thiago Oliveira Braga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s